A Bioenergética e a Bioterapia Facial

A Bioenergética é uma terapia criada por Alexander Lowen, a partir da teoria de Willian Reich. É uma maneira de entender a personalidade em termos de corpo e de seus processos energéticos.
O princípio da Bioenergética é que o que ocorre no corpo reflete o que está ocorrendo na mente e vice-versa.
Alexander Lowen diz que: “É uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com o seu corpo e a tirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele”.
Seu objetivo é proporcionar um contato profundo com o próprio corpo, dissolver as tensões, bloqueios e couraças, resgatar a sua expressão natural, mantendo a respiração e a saúde plena.
O movimento espontâneo e a auto expressão são a essência da Bioenergética.
A face é a parte do corpo que se apresenta mais abertamente ao mundo. Ela está relacionada com o EGO, que é a imagem projetada pela pessoa para interagir no mundo externo.
Daí podemos imaginar o quanto a nossa face sofre ao precisar esconder os verdadeiros sentimentos e emoções que nos habitam e que normalmente não podemos expressar.
Quando os músculos da face estão tensos, nossa expressão fica mascarada.
Para a Bioenergética o coração é o nosso centro, a nossa essência.
A auto expressão parte do coração e é canalizada por três canais básicos:
  • Para cima (cérebro, rosto, olhos, nariz, ouvidos)
  • Para os braços e mãos
  • Para baixo (abdômen, pelve, pernas, pés)a pelve e órgãos sexuais
Mas o que acontece quando desde muito cedo na nossa vida, percebemos que o que vem do coração não é bem aceito? Se para nos sentirmos amados somos obrigados a tentar ser algo que não somos? Se não podemos expressar nossos medos, raivas, desejos, amores... ? Seguramos. A emoção, o o sentimento, a energia continua lá! Silenciosa, congelada em tensões crônicas ou 'couraças corporais'.
Por trás de cada expressão cristalizada existe uma energia bloqueada, uma emoção presa, uma história inacabada, uma atitude viciada diante da vida. A atitude que iniciou como autodefesa passa a impedir a auto expressão e a criatividade. Mantém a alma presa no medo e impede que ela se entregue ao Espírito.
Reich nos propõe a leitura do corpo em sete níveis ou sete segmentos de couraças interligados entre si: ocular, oral, cervical, torácico, diafragmático, abdominal e pélvico.
Nos trabalhos de Psicoterapia Corporal (Reichiana ou Neo Reichiana) nós vamos trabalhando em cada um e em todos esses seguimentos de couraça.
Mas com a minha experiência em muitos anos de atendimentos, percebi que nada tem guardado em alguma parte do corpo que não tenha sido também guardado na face. E quando liberamos da face, liberamos o fato em si. Quando algo é resolvido na face, quando uma emoção é liberada e transmutada plenamente na face, ela é liberada de qualquer outra parte do corpo.
Falo em face, em Bioterapia Facial, mas o trabalho é realizado entre o tórax e a cabeça.
Vamos amorosamente relaxando as tensões, dissolvendo as couraças, abrindo espaço para que a Verdade do coração, da Verdadeira Essência localizada no Templo do Coração possa fluir livremente e subir rumo ao Templo do Cérebro. Nesse encontro acontece uma Divina Alquimia capaz de transformar a vida e que vai se expressar de um modo especial pela nossa face.

É preciso
Viver no Corpo
Viver com o corpo
Consciente das sensações
Consciente das emoções
Buscar uma nova economia energética
Buscar um novo modo de viver
Sendo uma pessoa plena em todos os sentidos
Usando todo o nosso potencial
Para criar e ser.



Angelica Pio

Nenhum comentário:

Postar um comentário